mode science


Grupo de pesquisa científica do LIKA/ UFPE que trabalha basicamente três áreas associadas, com expansão para novas pesquisas quase que diariamente.

1Bioinformática - Modelos das interações E6/E7 do Papillomavirus e o hospedeiro
A equipe de bioinformática trabalha na elucidação de problemas biológicos através de ferramentas in silico. O objetivo deste projeto é a coleta de informações disponíveis na literatura e nos bancos de dados (data mining) sobre as interações proteícas entre as oncoproteínas E6 e E7 dos papillomavirus e as proteínas do hospedeiro. Em conjunto com pesquisadores da Holanda será desenvolvido modelos matemáticos que representam estas interações. Os modelos gerados serão de grande interesse para elucidação do comportamento oncogênico dos diferentes tipos de papillomavirus, alto e baixo risco, para o câncer.

2. Bioinsumos - Cultivo de levedura para produção de proteínas recombinantes
No laboratório de Bioinsumos o foco está voltado para a utilização de leveduras e bactérias, como sistemas de expressão, para a produção de proteínas de interesse biotecnologico e farmacêutico. Dentre estas a produção de proteínas do HPV é o principal objetivo deste projeto. Além de técnicas microbiológicas, como crescimento celular em diferentes meio de cultivo, técnicas bioquimicas e biofisica são utilizadas para a otimização do perfil fermentativo de cada microrganismo. A expressão da proteína é avaliada por diferentes métodos para separação e purificação, tais como dosagem bioquimica de proteina total, cromatografia e eletroforese. Para cultivar o microrganismo, avaliar seu perfil fermentativo e protemico acoplamos de diferentes sub-area da ciência biológicas: biologia molecular, bioquimica, biofísica, microbiologia e engenharia biológica.

3. Bioestrutural - Clonagem dos oncogenes em diferentes vetores de expressão
No laboratório de Biologia Molecular o foco é obter organismos geneticamente modificados com a finalidade de produção de proteinas ou peptideos relacionados com o papilomavirus humano. São utilizadas as mais diferentes técnicas moleculares como, PCR, eletroforese de DNA, clonagem bacteriana, sublonagem, clonagem em levedura, cultivo de microorganismos.

"DNA is what might be, RNA is what is trying to be, and protein is what is." 

Arthur Moseley