terça-feira, 5 de abril de 2011

VIDA PROFISSIONAL X VIDA PESSOAL

Um texto do blog da SBI me inspirou a falar de um assunto comum a todos nós desde que éramos pequeninos: Conciliar tempo de estudo/ trabalho com vida pessoal. Me considero uma pessoal de sorte por ter tido na infância pais que sabiam da importância dos estudos, mas prezavam bastante pela diversão como forma de aprendizagem de ser gente.

Tenho um casal de amigos doutorandos que tem uma filhinha com menos de um ano, e esse fim de semana estava falando sobre isso com eles. O quanto eles se importam com a aprendizagem pessoal: experiências de contato com novas línguas, novos costumes; sem desmerecimento ao método convencional de estudo. Desde a época do vestibular sinto essas pressões: estudar, estudar, estudar... Ai depois vem a facu, pós graduação... e se você foge um pouco da vida de estudar, estudar, estudar... é visto com maus olhos pelos "Caxias".

Talvez fruto de convivência com meus pais adotados ao longo da vida (amigos e professores que admiro), aprendi que se divertir com farras, beber cerveja ou whisky, dançar forró ou metal não fazem um mal pesquisador. Pelo contrário, muitos dos bons que conheço tem bem essas características. Tenho um perfil de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e gosto. Me sinto necessária, útil, ajudando, importante... um monte de coisas legais. Julgo que o importante da vida é o bem que você pode fazer ao outro.... então, tá explicado, né?!


Imagino o meu primeiro casamento perfeito: vida profissional e pessoal. Como nos casamentos "normais", uma hora um tá mais fraco, ai vem o outro e segura as pontas. É prazeroso misturar esses mundos, principalmente se é um casamento apaixonado e rico em amor pela vida e profissão. Desejo que todos possam se encontrar duplamente e assumir o papel de juiz dessa união para desfrutar dos prazeres oriundos dos filhos desse casamento.

Boa sorte no auto-conhecimento!

update 06/04
“Choose a job you love, and you will never have to work a day in your life.” – Confucius

2 comentários:

  1. me identifiquei tanto com esse quadrinho da vida moderna.. :P

    ResponderExcluir
  2. Sim,
    eu concordo plenamente com você e até escrevo sobre o mesmo assunto praticamente..

    @alexandraoliver

    ResponderExcluir