segunda-feira, 2 de maio de 2011

ABRAÇO A INFORMAÇÃO

Chato é quem pensa que estudar só é possível com livros e artigos. Amplo é quem percebe que para aumentar nossos conhecimentos basta um olhar tento, com o piloto automático desligado.
Sempre achei que em tudo temos um pouco a aprender. Até naquele aula péssima da graduação em que o professor não tinha a menor didática. Eu particulamente aprendi que é assim que não devo ser, o que se aplica a outras situações que me desapontaram ou entristeceram.
Olhar as pessoas, os lugares, a vida de uma maneira atenta possibilita inspirações diversas (pessoais e profissionais).
Um bom papo de botequim pode levar ao conhecido brainstorming ("tempestade cerebral") mais do que uma leitura solitária na biblioteca. O enxergar como nunca feito antes, só é possivel com algum treinamento e atenção. É nunca desligar. E sempre está atento. Ver diferente, mudar o ponto de vista comum. Sugerir, defender uma ideia, quebrar paradigmas...construir um novo cenário, independente da área de trabalho de cada um.
Bobo é que pensa que é difícil ser assim: revolucionario. Eu confesso que sou um pouco "desordeira" e quero ser bem mais. Certeza que se eu tivesse vivido em 64 no Brasil tinha sido "convidada" a me retirar. hahaha.. mas iria sair com uma "galera mara", hein?!
Pontualmente, falando a respeito de dissertações e teses, vejo o quanto é importante observar o cenário de uma maneira geral. Observar, além dos experimentos focados no tema que você esteja trabalhando, onde esses resultados, essas descobertas vão ser uteis a sociedade. Qual o seu papel para fazer as coisas mudarem? Não precisa necessariamente ser algo brilhante e grandioso. Pequenas idéias quando compartilhadas com as pessoas certas são lapidadas a belos diamantes.
No entanto, para isso acontecer, é importante está sempre "ligado" nas informação. Não só a que vem dos livros, mas a que está atualizada na revista Veja, Exame, nas informações extraidas dos reality show, da CNN, de toda amplitude que envolve as formas de vida. E olha que existem várioooosss públicos e "tribos". Por sinal, eu sou uma mistura de várias tribos, mas tenho um apego maior aquela que vive sempre abraçadinha com um mundo de informações.

2 comentários:

  1. De volta aos comentários.... ^^
    Ao ler essa parte: "Observar, além dos experimentos focados no tema que você esteja trabalhando, onde esses resultados...Pequenas idéias quando compartilhadas com as pessoas certas são lapidadas a belos diamantes." me remeteu ao "frenezi" que temos hoje em dia por fazer artigos apenas pq nos fim das contas é o que "importa" no nosso meio. Temo que lá na frente a gente perca a verdadeira razão da pesquisa que está atrelada a um artigo sim, mas que vai muito além deles. Espero que nós pesquisadores nunca sejamos desviados do que de fato mais importa que é a busca, ai sim frenética, de uma melhor sociedade em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  2. Ebaaa... meu comentador oficial de volta =)

    ResponderExcluir