sábado, 4 de junho de 2011

SWITCHING COSTS

Qual o custo de seu bem-estar? Até quanto você pagaria para não mudar?

Os custos relacionados às dificuldades inerentes à troca de um fornecedor para outro, também chamados de Custos de Mudança, estão presentes em todas as relações entre empresas (Aymard P. & Brito E.P.Z, 2009).

O programa de edição de texto que você sabe usar bem tem uma licença que custa R$200, e tem um outro editor que custa o mesmo preço. Naturalmente, você escolherá para comprar o que você já utiliza.
Algum tempo depois, você precisa comprar novamente e o programa que você usa está custando 220 reais e um outro 200. Daí você pensa: - 20 reias de diferença? Vou comprar o que já estou acostumado. No entanto, se o custo de seu editor preferido fosse 280 e o concorrente estivesse em promoção por 150. Quem você compraria? Arriscaria aprender um novo programa? Quanto você pagaria para ficar no seu programa de costume que lhe é satisfatório?

Eu compraria um novo. Sei que alguém pode dizer: - eu não compraria nenhum, baixaria da internet ¬¬
Eu gosto de mudar. De aprender coisas novas. Adoro gente assim também, que "bagunça" o pensamento igual. Que não tem medo de arriscar, de errar... mas voltando aos custos...

Meu "switching cost" é variável conforme a fração do mercado, o produto ou serviço. Uns valores muito baixos (alimentos no mercado), médios (softwares, restaurantes, salões de beleza) e outros bem altos (afetivos).
Biscoitos e salgadinhos: 1 real ou 1,50.
Mc Donalds: Mais de 4 reias me fazem trocar meu cheddar ou quarteirão a experimentar um novo.
Depilação: 40 reais de diferença, podem me fazem trocar, mas amo o deep.
Plano de Saúde: 70 reais.

Acho que é nessa filosofia que entram os sites de compra coletiva (pela internet), baixando o "switching cost" para cativar o cliente. Boa jogada, pena que tem empresas que participam dos descontos, mas não entendem essa idéia.

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