sábado, 30 de abril de 2011

AMANHECENDO

Se você for, qualquer dia tão cedo assim...
Significa que eu vou ter passado a noite dormindo como gato. Em curtos pedaços de tempo para que nos intervalos possa te olhar, beijar ou acarinhar
Significa que eu vou ficar sentindo sua falta. Que por mais tempo que tenha sido, eu vou fazer cara de "emburrada". Porque parece que muito não é tempo suficiente.



"A noite passou rápido demais, e ao amanhecer Julieta abraçou Romeu com ternura, perguntando:
- Já vai partir? O dia ainda demora a nascer. Foi o rouxinol que acabamos de ouvir, não a cotovia.
- Foi a cotovia, anunciando o despertar do dia – respondeu Romeu. – Agora, só a pressa me salvará. Se eu esperar clarear, será a minha morte!
Apesar de Julieta não querer que seu Romeu partisse, entendeu o perigo em que se encontrariam caso ele não conseguisse fugir de Verona enquanto ainda estivesse escuro. Com medo, apressou-o:
- Tem razão, está clareando! Vá! Rápido! É a cotovia que já está rouca de cantar, e não o rouxinol. Está amanhecendo, temos de nos separar!" William Skakespeare.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO

Se a idéia é viajar para os "states" sem muito "aperreio" é bom dar uma conferida nas dicas dos agentes da Student Travel Bureau (STB). Gastei algumas horinhas com a "mama" lá e rapidinho já fiz a carteira mundial do estudante. Tem vários bons descontos, inclusive com a assistência saúde ISIS oferecida por eles também (melhor custo/beneficio). Além de passagens aéreas, aluguel de carros, cartão travel money, dentre outras "coisitas" para a viagem que você pode adquirir lá. #ficaadica

domingo, 24 de abril de 2011

LIFE COMPLETE

Carga completa para começar a semana =)

PERNAS PARA O AR


Hoje eu quero pernas para o ar
Me procure na preguiça, que é capaz de me encontrar

Hoje eu vou ficar de mãos dadas com a leseira
Talvez melhor companhia para o domingo que eu posso achar

Hoje eu vou me encontrar com meus personagens das séries
Me enxergar um pouco em cada um deles para poder me identificar

Hoje eu quero pernas para o ar

o-L




Update: minhas pernas encontraram umas pernas verdes machucadas pelo trabalho santo ;)

sábado, 23 de abril de 2011

SABADAR

Eita, é sábado. O que fazer?
Já tive várias saudosas e bem vividas fases vividas aos sábados.
Teve época que sábado que era dia certo de baladinha com as amigas. Depois, era época de estudar, dia de visitar a tia, dia de shopping com a mãe, dia de faxinar, dia de descansar...
Descansar é o meu preferidinho. Fazer atividades leves com pessoas queridas. Minhas experiências de descansar a dois, amorosamente falando, são os mais gostosos de relembrar. Digo gostosos, porque quase sempre tinham cozinha e comidinha apetitosa envolvida. Um filme ou seriado bom, carinho, beijinhos, "manha" gostosa de fazer e receber.

Sábado é um bom dia para lembrar que pra ser feliz não precisa trabalhar tanto, não precisa de muito dinheiro, não precisa de muita coisa. Sábado é um bom dia para lembrar como a gente já amou e foi amada, se não estiver sendo agora.

Eu gosto de vida real, vida sem perfeição. Com prato para lavar, com briguinhas por conta da temperatura do ar-condicionado, de gente que tem marca de expressão na face, de gente que vive; mesmo com todos os riscos inerentes de se viver. E eu gosto, especialmente, de viver os sábados <3

SOMETIMES

As vezes eu queria muito ser vampira
As vezes eu queria morar em Ribeirão
As vezes eu queria ser menos eu
As vezes eu queria ter um felino
As vezes eu queria beber muito
As vezes eu queria estar grávida de uma menina
As vezes eu queria ter um filho
As vezes eu queria sumir
As vezes eu queria sometimes you ....

quinta-feira, 21 de abril de 2011

MARKETING PESSOAL

O marketing pessoal é a nova onda do momento financeiro. E na ciência é preciso saber gerir bem as finanças, se não, falta dinheiro para pesquisar.
Venho de uma família científica que considero "rica" comparada a grupos próximos. Mas não porque editais diferentes surjem para o nosso grupo, nem muito menos fruto de "roubalheira", lógicooo. Tem um ditado que diz que a água só corre para o mar, e talvez seja por isso que temos $$ para trabalhar. Fruto de pensar que consegue, de demonstrar em números o que aquela pesquisa vale e é importante. Fruto de ir atrás de pessoas, empresas, governo (políticos) para abraçar sua idéia. É saber vender seu peixe e correr atrás das pessoas para comprar. É se destacar no meio das pessoas que dizem que não dá, que não pode... é ser otimista, até agressivo mas sem ser desonesto.

"Ou seja, pra viver como cientista você tem que convencer as pessoas de que o que você faz é importante." Lira, S.A.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ROOMATE B-DAY

E na onda dos aniversários das arianas queridas, hoje é o da senhorita que irá fazer intercâmbio comigo. Em Recife continua chovendo incessantemente e por isso não pude vê-la hoje. Mas aqui registro os meus votos de muita felicidade, sabedoria, humor, jogo de cintura, $$, paixões, amor, paz, saúde, sorte... Afinal, nos próximos dois anos estaremos juntas e ai aproveito tudo isso também. [piada]. Um beijo grande da sua futura "cumadre".

terça-feira, 19 de abril de 2011

ANIVERS_AILA

Hoje é dia de chuva "pesada" em Recife e aniversário de uma mocinha muito querida - aluna de Iniciação científica. Acho o período de iniciação sensacional. É o período de conhecer, de gostar, de desgostar, de mudar, de errar, de acertar... Não que no mestrado, doutorado... não seja. Mas o início, acho que é sempre mais marcante. Tudo é novo, encantador ou traumatizante, dependendo da experiência. Pra mim, foi de encanto. E desejo que pra ela também. Felicitações!! - como diria o Prof.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PREPARATÓRIOS PARA INTERCÂMBIO

Viagem de intercâmbio não é algo muito simples, principalmente quando não se vai por agência de viagem.
Desde que me entendo por gente, penso em estudar "fora". Estudar "fora" quando eu era do colégio era estudar em São Paulo, Curitiba... Na época da faculdade, realizei cursos nesses meus mundos a "fora" e vi que queria ir um pouco mais pra longe.
Julgo que essa minha vontade por estudos internacionais, provavelmente são fruto do contato com professores (que admiro) que seguiram esse caminho também. Acho muito bom em ter em quem me espelhar, e não tenho vergonha nenhuma de dizer que quero ser igual a fulaninho de tal quando "crescer".
No final da minha graduação entrei em contato através de meu orientador com um professor que admirei de graça e ainda mais quando o conheci um pouco mais. Por conta disso, continuei estudando a oportunidade de intercâmbio, amadurecendo-a e fui cada dia concretizando na minha cabeça a idéia de fazer parte de meus estudos de pós-graduação num instituto internacional. Passou o mestrado rapidamente e veio o inicio do doutorado, quando a chamada foi oficial pelo professor Lira: Quero vocês estudando comigo ainda em Maio no Mount Sinai. O "vocês" foi uma surpresa agradabilíssima: já que não iria viajar só e tendo como companhia uma pessoa muito querida junto.
Eu só não imaginava que o preparatório seria tão chatinho no sentido de demorado e burocrático. Achava que era só arrumar as malas, tirar passaporte e mostrar a carta convite da instituição na embaixada. Doce ilusão minha. O processo começa com tirar passaporte, preparar seguro saúde internacional, carta de credito com valor mensal especifico, documentos em tradução juramentada, embaixada...
Não tá sendo muito easy, mas dizem que o que a gente consegue com mais dificuldade valorizamos mais. Pois que assim seja. Esperando ansiosa o dia de comprar a passagem para sentir a frente fria chegando na barriga =)

domingo, 17 de abril de 2011

A MINHA PAZ VERDE [my green_peace]

O Certo. dos meus dias amenos

Os detalhes por trás do estilo que me enchem os olhos

A cor do meu sábado a noite

O abusosinho que me faz desabusar

A costelinha boa de dedilhar

O Gosto bom de gostar pela madrugada do domingo

O cheirinho de limpo que vem da raiz do cabelo, de dentro da cabeça

As manias - uma mistura de “De_(L)_feitos”, que vejo com cara de feitinhos dele

A vontade enlouquecedera que me desperta a fazer, a querer, a Ser

A cara da paixão como jeitinho de carinho sem tamanho, sem nome

A calma de fechar os olhos e tocar; se sentir

O abraço e braço que tira os medos


Analisando em números a escrita acima

Num código binário de não (0) e sim (1)

OOAOAOOAAAAO = 001010011110

São 6 não x 6 sim

Nem numa analogia empírica louca consigo concluir algo

Sou eu na mesma; nem não, nem sim

Sorrindo quando aqui te tenho

E sorrindo quando aqui te lembro

Um sorriso que nem sempre é com o rosto, mas sempre de Paz.

sábado, 16 de abril de 2011

DROGA COMPORTAMENTAL

É possível uma pílula para melhorar o comportamento moral? Um tratamento para os pensamentos racistas? Uma terapia para aumentar a sua empatia por certas pessoas? Ou de certas pessoas por você?

Medicamentos que modificam o estado mental do individuo, e assim o humor, já são vendidas em farmácia e auxiliado diversas pessoas. Mas será que a influência farmacêutica no comportamento humano pode chegar mais longe?

Segundo Dr. Tom Douglas, pesquisador do Wellcome Trust, da Universidade de Oxford, e co-autor de trabalho publicado esse semana - Enhancing Human Capacities:


"Drogas que afetam nosso pensamento e comportamento moral já existem, mas tendemos a não considerá-los dessa forma", diz ele.
"[Prozac] diminui a agressão contra o meio ambiente e amargura e por isso pode ser utilizado para deixar as pessoas mais agradável. Ou ocitocina, o chamado hormônio do amor ... aumenta a sensação de vínculo social e empatia, reduzindo a ansiedade. Cientistas vão desenvolver várias destas drogas e criar novas formas de drogas que já conhecemos. "


Por outro lado, o presidente de ética médica da Universidade de Bristol, professor Ruud ter Meulen, adverte que, enquanto algumas drogas podem melhorar o comportamento moral, outras - e às vezes as mesmas - podem ter o efeito oposto.

"Enquanto a ocitocina torna mais propensos a confiar e cooperar com outros em seu grupo social, ela também reduz empatia por aqueles que estão fora do grupo", diz ele.

Ele ainda afirma que a estimulação cerebral profunda, usado para a doença de Parkinson, teve consequências inesperadas, levando a casos em que os pacientes começam a roubar ou se tornar sexualmente agressiva.

O professor Meulen sugere que as drogas estimulantes moralente possam ser utilizadas mais eficazmente no sistema de justiça criminal.

Tudo que é novo e quebra a maneira como vivemos há anos assusta inicialmente, mas como uma pessoa da ciência eu espero continuar lendo sobre avanços nessa área.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

5PONTAS AQUI

A melhor hora é a de se deixar fluir

Sem pensar muito


De se levar pelos sentidos

De rir ao ver uma estrela


E de ver que ela tem cinco pontas e é azul



Ponta um

Eu estava no primeiro grau do colégio

Mais desengonçada que um filhote de girrafa dando seus primeiros passos


Ponta dois

A internet evoluiu e os sites de relacionamento juntos

Encontrar ou melhor, re-encontrar ficou muito mais fácil


Ponta três

O caminho percorrido e o que se tranformou, me encantou

Sem perceber, eu já estava na teia


Ponta quatro

Jeitos diferentes de gostar, dificuldades no aprofundar

Sair do lugar era bom, mas para frente não foi a direção seguida algumas vezes


Ponto cinco

É quando as pontas soltas e se atam novamente

E num laço forte, eu me vejo num clarão

De iluminação, pessoal

Que ofusca a hora que o laço irá se desfazer de novo

Impedindo que eu peça para impedir


Desculpa, mas sou de rir com essas associações

Estrela aqui? Eu ri.

Minhas gargalhadas que nada tem a ver com deboche

Mas tudo, com felicidade.

E o azul? Pinta azul com amarelo que você descobre o aqui.

domingo, 10 de abril de 2011

BACTÉRIA COM "PEITO DE CHUMBO"


Bactéria resistente é um negócio curioso por causar diversos tipos de reações na população.
(1) Tem gente que entra em pânico quando houve no jornal que foi identificada uma bactéria multi resistente (MR). Um pouco culpa de certas mídias sensacionalistas.
(2) Tem gente que nem liga, por confiar no poder das indústrias farmacêuticas de lançar novas drogas para substituir as que as bactérias criaram resistência.
Eu confesso que sou uma mistura dos dois: adquiro precaução (sem histeria) e acredito em novas gerações de antibióticos.


Resistência a antimicrobianos é um processo de seleção natural, de adaptação, que um dia iria acontecer, no entanto por práticas errôneas da população, estamos acelerando o processo.

A criação de bactérias MR se dá basicamente por mal uso dos antibióticos. Seja por um médico que o prescreveu sem fazer exames bacteriológicos apropriados, ou por um paciente que resolveu escutar um conselho do vizinho, farmacêutico, e até da internet.

Tadinho do google, muito útil, mas até agora não consegue identificar a bactéria que você tem, nem muito menos testá-la frente a antimicrobianos.


A resistência é passada de bactéria para bactéria através de um pedaço de DNA pequeno (plasmídeos) contendo genes de resistência. Bactérias que apresentarem esses plasmídeos apresentaram a capacidade adaptativa de não morrer quando expostas a determinada droga, em geral por produzir uma molécula (como enzimas, por ex. Lactamases) que destruirão o antibiótico.

Casos de resistência bacteriana tem que serem divulgados principalmente para evitar disseminação. Por sinal, o combate a resistência bacteriana foi o tema do Dia Mundial da Saúde de 2011.
Essa semana a "The Lancet" divulgou um estudo preocupador com relação ao tema. Foram encontradas bactérias apresentando resistência a vários antibióticos (gene NMD-1)
em amostras de água supostamente potável de Nova Deli, na Índia. Entre as
bactérias resistentes, foram identificadas espécies de Shigella boydii e Vibrio cholerae, responsáveis pela disenteria e pela cólera.

Nesse casos especifico de espalhamento, a atitude esperada da população seria mais para o tipo (1) - de desespero - e busca por atitude governamental para solucionar o problema e evitar uma maior disseminação, para outros regiões e países.



ps. para quem não entendeu o "peito de chumbo" do título: essa expressão equivale dizer que não morre fácil a bala, com tiro.

SUNDAY IN LOVE

Domingo friozinho para lembrar do quanto é bom se apaixonar, e re-apaixonar, e apaixonar de novo...

Primeiro com a música do saudoso Michael



I like the way how you`re holdin` me
It doesn`t matter how you are holdin` me
I like the way how you`re lovin` me
It doesn`t matter how you are lovin` me
I like the way how you`re touchin` me
It doesn`t matter how you are touchin` me
I like the way how you`re kissin` me
It doesn`t matter how you are kissin` me
You'll seeeee...



Segundo com os olhares de Patrick em Dirty Dance




suspirei =)

sábado, 9 de abril de 2011

LOVE IS LOVE

"Não me condene por isso, mas acho que precisamos dar nome aos bois: preto é preto, branco é branco, azul é azul, roxo é roxo. Não posso me sentir ofendida por ser chamada de branca sardenta, afinal, eu sou uma branca sardenta. Mas me ofendo quando me chamam de branquela enferrujada. Acho que os negros não devem se sentir ofendidos quando chamados de pretos, afinal, eles são pretos. Acho, sim, que é falta de educação e respeito chamar de negrinho-sei-lá-das-quantas ou pretinho sei-lá-o-quê. Mas homem é homem, mulher é mulher, gay é gay, preto é preto, branco é branco, índio é índio, japonês é japonês, gremista é gremista, colorado é colorado, filho da puta é filho da puta.


Se eu me apaixonasse por uma mulher ficaria com ela. Se eu me apaixonasse por um anão ficaria com ele. Se eu me apaixonasse por um negro casaria com ele. Se eu me apaixonasse por um branco sardento como eu ficaria com ele e teria branquinhos sardentinhos. Não vejo o menor problema em nada disso - e ver algo de errado é puro preconceito. Só acho que nomes não existem por acaso, não podemos virar as costas para a nomenclatura e nem nos sentirmos culpados por dar nome aos bois".

Clarissa Corrêa.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

E ONTEM FIZ 27 ANINHOS




Crescer vivendo e Vivendo crescendo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SAUDADE É PRA QUEM TEM...


Ontem escutei o cd novo do Marcelo Camelo e essa foi a minha preferidinha.

"Todo o teu amor

Eu vi de longe
De longe...
Dava pra sentir o teu perfume
Eu juro...

Meu amor é teu
Mas dou-te mais uma vez
Meu bem
Saudade é pra quem tem"

terça-feira, 5 de abril de 2011

VIDA PROFISSIONAL X VIDA PESSOAL

Um texto do blog da SBI me inspirou a falar de um assunto comum a todos nós desde que éramos pequeninos: Conciliar tempo de estudo/ trabalho com vida pessoal. Me considero uma pessoal de sorte por ter tido na infância pais que sabiam da importância dos estudos, mas prezavam bastante pela diversão como forma de aprendizagem de ser gente.

Tenho um casal de amigos doutorandos que tem uma filhinha com menos de um ano, e esse fim de semana estava falando sobre isso com eles. O quanto eles se importam com a aprendizagem pessoal: experiências de contato com novas línguas, novos costumes; sem desmerecimento ao método convencional de estudo. Desde a época do vestibular sinto essas pressões: estudar, estudar, estudar... Ai depois vem a facu, pós graduação... e se você foge um pouco da vida de estudar, estudar, estudar... é visto com maus olhos pelos "Caxias".

Talvez fruto de convivência com meus pais adotados ao longo da vida (amigos e professores que admiro), aprendi que se divertir com farras, beber cerveja ou whisky, dançar forró ou metal não fazem um mal pesquisador. Pelo contrário, muitos dos bons que conheço tem bem essas características. Tenho um perfil de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e gosto. Me sinto necessária, útil, ajudando, importante... um monte de coisas legais. Julgo que o importante da vida é o bem que você pode fazer ao outro.... então, tá explicado, né?!


Imagino o meu primeiro casamento perfeito: vida profissional e pessoal. Como nos casamentos "normais", uma hora um tá mais fraco, ai vem o outro e segura as pontas. É prazeroso misturar esses mundos, principalmente se é um casamento apaixonado e rico em amor pela vida e profissão. Desejo que todos possam se encontrar duplamente e assumir o papel de juiz dessa união para desfrutar dos prazeres oriundos dos filhos desse casamento.

Boa sorte no auto-conhecimento!

update 06/04
“Choose a job you love, and you will never have to work a day in your life.” – Confucius

domingo, 3 de abril de 2011

DOMINGO A NOITE COM SHAKESPEARE

Sempre curti os textos de William Shakespeare. Gente que sente (ou sentiu) me encanta demais. Confesso que a atuação de Joseph Fiennes em Shakespeare in love me deixou desejando ainda mais ter vivido na época Shakespereana. E porque não, ter lhe conhecido. Gente, para tudo, hein?! Suspirei me imaginando ouvindo aquele homem ao vivo . hahaha. Inteligência com poesia é muita música para meus ouvidos. E uma mistura perfeita que faz parte do pacote de um homem encantador.

"Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente."
"A paixão aumenta em função dos obstáculos que se lhe opõe.""Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião.""O amor é como a criança: deseja tudo o que vê." W. Shakespeare

sábado, 2 de abril de 2011

BROTOS DE AMOR

"Meu caule brota

Quando amo.

Rejuvenesço.

Admiravelmente brilho

Tal qual a estrela da manhã.

Ao suor do sol

A luta não é mais de mero pão

Há sombra

Que massageia meu acelerado coração.


Porque amo

Colo meu corpo milimetricamente ao teu

E a intimidade

Aquece como vinho

Faz-me sonhar e festejar.

E tontamente

Esquecer que a dor virá

Quando o amor

Não mais servir a ti

Incompreensivelmente, como nuvem.

Que nega a água a planta

Eu correrei perigo".

Lourdes Ferraz (minha mãe).

sexta-feira, 1 de abril de 2011

VISAO POR OUTROS OLHOS


O tempo faz o que você é. Principalmente, O jeito como as pessoas te vêem. Hoje alguém "sensivel" me disse que sentia algo bom em mim, algo grande que so tende crescer. Pensei em gravidez no inicio e me preocupei (brincadeira!!). A vaidade humana nos faz ficarmos lisonjeados com um comentario desse, mas ao mesmo tempo me preocupa a responsabilidade que as pessoas põe nos outros.
Sempre fui a favor de viver me fingindo de demente e louca. É tão mais conveniente e fácil, ninguem espera nada de alguem assim, o que vier é surpresa e elogiado, muito mais facil. Mas o tempo tambem me fez ver que você tende a se tornar naturalmente o que as pessoas acham que você é. As pessoas falam tanto que tu se convencem. E eu me considero alguém muito iluminada nesse sentido. Tenho sempre ao meu lado pessoas maluquinhas, no bom sentido claro. No sentido de sonhar junto, de abraçar ou admirar a ideia... é muito gostoso viver assim.Admiro meu mecanismos de seleção de amigos mesmo sabendo que ele não segue nenhum padrão, totalmente empirico. Hoje eu quero ser alguém justamente como vocês imaginam, uma pessoa grande de amigos. Assim tô muito bem acobertada.