segunda-feira, 18 de abril de 2011

PREPARATÓRIOS PARA INTERCÂMBIO

Viagem de intercâmbio não é algo muito simples, principalmente quando não se vai por agência de viagem.
Desde que me entendo por gente, penso em estudar "fora". Estudar "fora" quando eu era do colégio era estudar em São Paulo, Curitiba... Na época da faculdade, realizei cursos nesses meus mundos a "fora" e vi que queria ir um pouco mais pra longe.
Julgo que essa minha vontade por estudos internacionais, provavelmente são fruto do contato com professores (que admiro) que seguiram esse caminho também. Acho muito bom em ter em quem me espelhar, e não tenho vergonha nenhuma de dizer que quero ser igual a fulaninho de tal quando "crescer".
No final da minha graduação entrei em contato através de meu orientador com um professor que admirei de graça e ainda mais quando o conheci um pouco mais. Por conta disso, continuei estudando a oportunidade de intercâmbio, amadurecendo-a e fui cada dia concretizando na minha cabeça a idéia de fazer parte de meus estudos de pós-graduação num instituto internacional. Passou o mestrado rapidamente e veio o inicio do doutorado, quando a chamada foi oficial pelo professor Lira: Quero vocês estudando comigo ainda em Maio no Mount Sinai. O "vocês" foi uma surpresa agradabilíssima: já que não iria viajar só e tendo como companhia uma pessoa muito querida junto.
Eu só não imaginava que o preparatório seria tão chatinho no sentido de demorado e burocrático. Achava que era só arrumar as malas, tirar passaporte e mostrar a carta convite da instituição na embaixada. Doce ilusão minha. O processo começa com tirar passaporte, preparar seguro saúde internacional, carta de credito com valor mensal especifico, documentos em tradução juramentada, embaixada...
Não tá sendo muito easy, mas dizem que o que a gente consegue com mais dificuldade valorizamos mais. Pois que assim seja. Esperando ansiosa o dia de comprar a passagem para sentir a frente fria chegando na barriga =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário